.

sábado, 12 de junho de 2010

O Maquiavel de Mimoso


O Maquiavel de Mimoso

“A Política do Caos” é o título da obra em que o jornalista Valdemir Christófori, residente em Mimoso do Sul, revela os conchavos, estratégias, acordos e muitas outras artimanhas utilizadas pelos políticos brasileiros para se perpetuarem no poder. É uma obra que merece destaque.
De Mimoso do Sul ou em qualquer parte do estado, o leitor pode se transportar para outras localidades do Brasil onde ainda há o sistema de voto de cabresto e até mesmo políticos profissionais, ou seja, em 100% do território nacional.
O autor utiliza citações de Maquiavel, no qual este humilde articulista o compara de uma forma moderna, uma vez que revela a crua realidade das práticas políticas adotadas nas prefeituras, câmaras, assembleias, congresso e até no Palácio do Planalto deste país.
Além do italiano do século XVI, Valdemir inicia sua obra com a célebre frase de Edmund Burke: "Para o triunfo do mal basta que os bons façam nada". Daí o destaque deste artigo para o livro pequeno, mas cheio de ideias originais.
Basta uma breve folheada e o leitor se depara com um verdadeiro “manual” do político moderno. Não há um só capítulo que não se possa comparar com um legislador ou membro do executivo próximo a você.
Quando se trata de política todas as forças da natureza se rebelam contra os autores e não foi diferente com Chistófori. Um mandatário da cidade até sugeriu que ele recolhesse alguns exemplares doados a amigos. Ainda bem que foi uma “sugestão” não obedecida pelo jornalista. Só faltava mandar queimar como se fazia por volta de 1515,
quando Maquiavel, o verdadeiro, ainda falava sobre os principados.
Insistindo no assunto, “A Política do Caos” é um autêntico manifesto de quem acompanha durante anos os malabarismos partidários nas metrópoles e principalmente no interior, onde se observa que o caos é generalizado e manipulado. Pois é, os políticos conseguem, de certa forma, “organizar” o caos e utilizá-lo em benefício próprio.
Para fins eleitoreiros vale tudo, até se beneficiar da desordem do sistema, ou seja, como diz o autor “quanto pior estiver mais fácil para se chegar ao poder”.
De fácil leitura a primeira edição impressa esgotou em poucas semanas, mas o livro, “A Política do Caos” pode ser baixado em PDF no site www.christofori.com.br.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home