.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Toma lá, dá cá


“Jornalismo é publicar o que alguém não quer que seja publicado. Todo o resto é publicidade”, George Orwell.

Plagiando o doido do Humberto Gessinger, “um dia me disseram que as nuvens não eram de algodão”. Assim é nossa pobre e velha política: cheia de cordeirinhos e ovelhinhas por fora, mas lobos vorazes com fome de poder por dentro. A fome de poder vai além dos limites das explicações humanas, seja na esfera econômica, social ou até na tentativa de manipulação da própria imprensa. Mas aqui o buraco é mais embaixo. E põe baixo nisso.
Descaradamente, nossos representantes utilizam, na cara de pau, o bem público como se fosse privado. Vemos isso em todas as esferas, ou seja, no âmbito nacional, estadual e até municipal. Na nacional e estadual através de atos secretos, mas que qualquer James Bond de quinta categoria consegue descobrir. Já nos municípios...
O negócio nas cidades... Desculpem... As negociatas são descaradas mesmo. É primo, irmão, marido, mulher, filho, cachorro e papagaio, tudo isso pendurado nas tetas do funcionalismo público. Concurso que é bom, nada. Aliás, muitos parlamentares correm dele.
Aquele que não conhece parente de vereador ou de secretário que não está empregado em algum município onde este humilde jornal circula que atire a primeira pedra nestas mal traçadas linhas. Já que o título no cabeçalho é “Danos” e meu sobrenome, que venham as cassetadas, mas aguentem as planetadas também.
Outro dia li uma reportagem (antiga) sobre nepotismo e me deparei com essa pérola: “quem senão meu filho é de confiança”. Isso foi dito por um prefeito de uma galáxia muito distante referindo-se a seu bambino como secretário. É pra rir ou não é?
Pra piorar as coisas, o tempo passa anos luz a frente e o pior acontece. Tem muita gente cansada de tanta falta de pudor nesses “gabinetes do povo”. Toma lá, dá cá deveria ser apenas uma Sitcom do Miguel Falabela, mas parece que, no caso dos políticos nacionais, a vida vem imitando muito bem a arte.
Agora quem vai processar os poderes por Danos sou eu, Moraes.

Curtas & Grossas
- É muito bonitinho todo mundo na Feira do Mármore.
- Mas a verdade é que falta ainda muita vontade política para o setor.
- Jornalista tem que colocar a cara na reta.
- Opinião é publica e os incomodados que se mudem...
- De preferência para outro planeta.
- Dizem que Vênus é um bom lugar para políticos.
- Mais quente que o inferno.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home