.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

O Maraca é nosso!


“O Fla-Flu surgiu quarenta minutos antes do nada”, Nelson Rodrigues.

Que o Fluminense vai vencer, isso todo mundo já sabe. Embalado por duas vitórias consecutivas, inclusive uma goleada de 4 a 1 sobre o Alianza, o verdadeiro e único Tricolor que existe (os outros são times de três cores) vai fazer ensopado de urubu amanhã.
Os habitantes “morro do lixo” já estão tremendo na base. Uns já me adiantaram que o Flamengo vai permitir a vitória para ajudar o irmão carioca a sair da lanterna. Balela! O Fluzão não precisa da piedade de ninguém, muito menos da favela.
Já dizia Nelson Rodrigues: “o Flamengo tem mais torcida, o Fluminense tem mais gente!”.
Para ilustrar o que estou dizendo, num passado não muito distante, mas precisamente em 2008, adivinha quem deu uma goleada de 4 a 1 pela Taça Guanabara? Não precisa responder. Mas para aqueles que não se lembram é só perguntar ao exterminador de carniceiros, Thiago Neves. O meia-atacante marcou três gols e se tornou o último carrasco rubro-negro a vestir verde, branco e grená. Thiago Neves apontou Conca como seu substituto na missão de “aniquilar” o Flamengo amanhã.
Sei que a urubuzada vai me encher o saco por causa desse artigo, mas não ligo. Sou movido a paixões e hoje o Fluminense é a minha única paixão. Portanto, não me venham com chorumelas.
Na verdade, o Fla x Flu de domingo já entrou para história 24 horas antes. Sei que o Flamengo vai tentar vencer o clássico mais charmoso do Brasil, mas de charme quem entende é o Fluminense. Não é coisa pra qualquer um.
Escrevo com a certeza antecipada da vitória, pois só ela interessa. Caso não aconteça, mesmo assim o Fluminense sai campeão. Não admito outra hipótese. Sou tricolor de coração!

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Quem cola não entra na escola


“Tudo tem um fim. Só a salsicha tem dois!”

O cancelamento das provas do Enem, que seriam realizadas neste fim de semana pegou todo mundo de surpresa, principalmente professores e coordenadores de cursos pré vestibulares. Algumas universidades que utilizariam o exame como forma de ingresso estão pensando em retirá-lo por causa do acontecido. No sul do Espírito Santo, mais especificamente em Cachoeiro, quem participou de aulões para se preparar não conteve a frustração. Agora é sentar e esperar...
Parece que o velho ditado “quem não cola não sai da escola” não cabe bem ao episódio, uma vez que a cópia da prova tinha por finalidade o ingresso e não a saída do ensino superior.
A mobilização da classe estudantil foi imediata, após o anúncio fatídico do cancelamento. O presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Augusto Chaves, disse que a entidade acompanhará o processo de investigação do vazamento de questões da prova junto com o Ministério da Educação (MEC). A preocupação da UNE não é só respaldar a classe estudantil, mas também garantir que o processo seletivo do Enem não venha a ser prejudicado.
Enquanto os universitários buscam respostas de forma diplomática, os secundaristas, maiores prejudicados no processo, estão com os nervos à flor pele. Cerca de 100 estudantes fizeram ontem um protesto nas escadarias da Câmara Municipal da Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro, contra o cancelamento das provas.
Meio contraditório, mas... Eles pedem respeito em frente ao prédio com apitos, cartazes, caras pintas e narizes de palhaço.
A fraude é o principal motivo do protesto. Os mesmos que estão nervosos fizeram até curso de relaxamento para enfrentar a prova. Agora nem lexotan acalma a garotada.
É preciso apurar os fatos. Como vazou a prova? Isso o MEC vai ter que explicar. Os candidatos e as universidades querem saber.
Passado esse período conturbado, os candidatos devem colocar a cabeça (no bom sentido, é claro) no lugar e continuar a preparação. E para isso a coluna deixa uma dica sobre a reforma ortográfica: "Jamais trema em cima da linguiça!"