.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Psicanalistas nomeiam diretoria da Apees



A Associação dos Psicanalistas do Estado do Espírito Santo (Apees), em reunião, dia 03 de julho, com início às 19h30, realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Saúde do Sul do Estado (Sitesci), nomeou sua diretoria e ainda criou núcleo de estudos que vai debater temas a serem levados no seminário de psicanálise, para o público em geral, no mês de outubro deste ano.

Foram nomeados para os cargos de: Diretor Geral – Roney Argeu Moraes; Diretor Financeiro – Carlos Roberto Damasceno; Diretor Jurídico – José Gomes da Silva Neto; Diretora de Comunicação – Adriana da Silva Sampaio; Diretora de secretaria – Clauselídia Martins; Diretora de Formação – Cilanilda Vieira Paschoal; Diretora de Patrimônio – Micheline Pitanga; Diretora Estudantil – Mara Tosato; Diretora do Núcleo de Estudos – Vanessa Tirello e Diretor de Assuntos e Suportes Gerais – Antônio Carlos Garcia Marques.

Além da diretoria eleita, na última reunião, estiveram presentes vários profissionais que participaram, com entusiasmo, do encontro dos psicanalistas que acontece sempre na primeira quarta-feira do mês. Outra questão debatida foi a formação permanente dos membros e também a criação, com entidades parceiras e pela própria Apees, de cursos de extensão, capacitação e formação para o público em geral.

De acordo com o diretor geral da Apees, Roney Argeu Moraes, os primeiros passos foram dados. O Núcleo de Estudos já vai debater, no dia 24 de julho, o tema “Inconsciente Coletivo” e todos que participaram das duas últimas reuniões estão convidados.

“Nos formamos em várias instituições e este convívio com troca de experiências é muito importante. A Associação tem a finalidade de capacitar, promover o encontro, resguardar, bem como lutar pelos direitos de atuação, promoção e diferenciação da psicanálise”, disse.

Para o diretor da Apees, há uma dificuldade do público leigo em diferenciar os profissionais psi. A princípio, mesmo que outros utilizem teoricamente o termo, o psicanalista é o único terapeuta que trabalha considerando a presença e ação do Inconsciente. E para fazer um curso de formação, na maioria das escolas, bem como ser membro Pesquisador ou Docente da Associação, o candidato tem que ter nível superior, além da formação em Psicanálise, que dura cerca de dois anos.

“Independente da escola psicanalítica primamos por filiar profissionais atuantes e estudantes que, para a sua formação, cumpriram todos os requisitos, com cursos teóricos, supervisão de casos e a análise pessoal”, disse.